Quinta, 29 de Julho de 2021 09:00
(67) 981719389
Paraguai PARAGUAI

Paraguai recebe 134.400 doses da vacina AstraZeneca

Um total de 134.400 doses da vacina AstraZeneca chegaram ao país na noite de quinta-feira, para dar continuidade à imunização contra a Covid-19.

03/06/2021 21h23
185
Por: Redacao Fonte: UH-PY
Reprodução ABC
Reprodução ABC

Às 20h30 desta quinta-feira, 134.400 doses da vacina AstraZeneca contra Covid-19 , adquirida pelo mecanismo de Covax, chegaram a Assunção no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, a bordo do avião Tampa Cargo.

As vacinas serão levadas às dependências do Programa Ampliado de Imunizações (PAI), para depois serem distribuídas de acordo com o processo de registro nas diferentes regiões de saúde.

O ministro da Saúde, Júlio Borba , disse à mídia que a chegada das doses é importante para dar continuidade ao plano de vacinação para que não haja interrupção, e que ainda não tenha data de confirmação da chegada das demais vacinas, embora se presuma que a partir de agora os lotes devam ser aumentados através do mecanismo Covax, visto que ainda faltam quatro milhões de doses a serem recebidas.

“Temos a promessa da OPS e do mecanismo da Covax de que a partir deste segundo semestre, final de junho e início de julho, o valor a ser enviado deverá aumentar, visto que os quatro milhões devem ser concluídos até o final do ano, o que é previamente combinado ", disse.

Insistiu na importância de as pessoas se cadastrarem para que possam fazer uma correta classificação e planejamento de sua distribuição nas diferentes regiões para que não faltem.

Ele mencionou que um total de 36 mil vacinas serão destinadas para a segunda dose de pessoas que foram previamente imunizadas contra o coronavirus. Mais vacinas modernas devem chegar neste sábado

Borba disse que nesta sexta-feira em entrevista coletiva será anunciado como ficará o sistema de vacinação a partir de agora e que a faixa etária será reduzida.

“É importante que façamos o planejamento correto e à medida que recebermos as vacinas vamos diminuindo a faixa etária”, acrescentou.

Quando questionado sobre as vacinas a serem doadas pelos Estados Unidos, ele disse que aguardam a confirmação de qual será o mecanismo e os valores.

Este é o terceiro lote, dos 4,3 milhões de doses de anti-Covid que o governo adquiriu no início deste ano, montante total que a Covax se comprometeu a enviar gradualmente de maio a junho.

No entanto, já recebeu um lote de 36 mil unidades até agora, no dia 19 de março, e 134 mil no dia 25 de abril, num total de 170 mil doses do AstraZeneca.

O Governo havia denunciado as deficiências na chegada das vacinas, apesar de ter sido um dos primeiros países a adquirir produtos biológicos por meio desse mecanismo, situação que levou até a saída de Luis Escoto como representante da OMS / OPAS no Paraguai.

Ministério da Saúde chegou a solicitar o envio de biológicos de outra plataforma porque há muita confusão e medo em relação à vacina AstraZeneca, tanta gente não vai se imunizar.

De acordo com o último relatório divulgado nesta quinta-feira, o Paraguai registra um total de 364.702 casos confirmados, dos quais já foram 9.498 mortes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.