Domingo, 17 de Outubro de 2021
20°

Poucas nuvens

Porto Murtinho - MS

Porto Murtinho PORTO MURTINHO

Mesmo à noite, 18 bombeiros seguem combate a incêndios em Porto Murtinho

Equipes são divididas em turnos para que trabalho consiga atingir a maior área possível

24/08/2021 às 06h21 Atualizada em 24/08/2021 às 11h41
Por: Redação Fonte: Aletheya Alves
Compartilhe:
Aviões estão auxiliando no combate as queimadas em Porto Murtinho - Porto Murtinho Notícias
Aviões estão auxiliando no combate as queimadas em Porto Murtinho - Porto Murtinho Notícias

Proteger o máximo possível e tudo o que puder. O trabalho do Corpo de Bombeiros em Porto Murtinho é árduo e incessante, com equipes dividas em turnos, trabalhando até à noite para evitar que o fogo se propague ainda mais e coloque vidas em risco.

Animais silvestres, domésticos e humanos são prioridade, e por isso o foco do trabalho no município pantaneiro é o de evitar que as chamas se aproximem da área urbana e de sede de fazendas - serviço de grande dificuldade.

"Mantemos equipe noturna pois esse é o melhor horário para o combate direto. A temperatura é mais baixa, há um aumento, leve, mas há esse aumento na umidade do ar, os ventos diminuem, então fica melhor, apesar da falta de luminosidade", explica Capitão Max, um dos oficiais no comando das ações.

De norte a sul de Porto Murtinho o trabalho tenta conter os incêndios florestais, que tem como aliados também o tipo de vegetação de predomina na região, os carandás. "São árvores com altura significativa e esses incêndios em carandazais faz com que o controle seja à distância, não mais direto", conta Max.

No caso, o controle a distância se faz com a criação de aceiros, montados pelos bombeiros com ajuda de equipes da prefeitura e outros voluntários da região. Nessa noite, há 18 militares trabalhando no combate ao fogo em Murtinho.

Os principais focos no município se concentram na região sudoeste, já chegando perto do Rio Apa. Mesmo assim, as demais áreas, como a norte, sul e meio-oeste também necessitam de atenção das equipes devido a grande quantidade de focos.

"Nova visão nesse tipo de atividade de combate aos incêndios florestais é que tudo não acontece de um dia para o outro. E também temos um dever concomitante que é o de orientar a população, aproveitar esse ida até os locais próximos", frisa.

Nessa terça-feira (24), o trabalho contra o fogo prossegue em Porto Murtinho. Logo pela manhã, será feito uma verificação em sites de monitoramento via satélite para identificar os pontos de maior calor no solo. Dali, eles partem para um voo de reconhecimento para identificar melhor a situação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Alvorada do Sul - MS
Sobre o município
Porto Murtinho - MS Atualizado às 02h49 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

Seg 29°C 19°C
Ter 35°C 22°C
Qua 37°C 24°C
Qui 37°C 24°C
Sex 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete