Terça, 28 de Setembro de 2021
31°

Poucas nuvens

Porto Murtinho - MS

Internacional VARIANTE

Nova variante do coronavírus descoberta na Colômbia é resistente a vacinas

A cepa foi identificada pela primeira vez em janeiro na Colômbia e ,desde então, foi encontrada em outros países da América do Sul e na Europa. As informações são da Gaúcha ZH.

01/09/2021 às 14h24
Por: Redação
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Cientistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) analisam uma nova variante do coronavírus surgida na América do Sul. Batizada de "Mu", a cepa foi identificada pela primeira vez em janeiro na Colômbia e ,desde então, foi encontrada em outros países da América do Sul e na Europa. As informações são da Gaúcha ZH. 

– Embora a prevalência global da variante Mu entre os casos sequenciados tenha diminuído e, atualmente, seja inferior a 0,1%, sua prevalência na Colômbia (39%) e no Equador (13%) aumentou constantemente – observou a OMS em seu boletim epidemiológico semanal sobre a evolução da pandemia, publicado na noite de terça para quarta-feira (1).

A variante B.1.621, de acordo com a nomenclatura científica, continua classificada como uma "variante de interesse", indicou a OMS. Ela tem mutações que podem indicar resistência às vacinas e mais estudos serão necessários para entender suas características, explicou a organização.

Todos os vírus, incluindo o SARS-CoV-2, que causa a covid-19, sofrem mutações com o tempo, e a maioria delas tem pouco ou nenhum impacto nas características do vírus.

No entanto, algumas mutações podem afetar as propriedades do vírus e influenciar, por exemplo, sua capacidade de propagação, a gravidade da doença que causa ou a eficácia de vacinas, medicamentos ou outras medidas para combatê-la.

O surgimento, em 2020, de variantes que apresentavam risco agravado à saúde pública global levou a OMS a caracterizá-las como "de interesse" ou "preocupantes", a fim de priorizar as atividades de vigilância e pesquisa em nível global.

A entidade adotou as letras do alfabeto grego para nomear as variantes e assim facilitar sua identificação para o público não científico e evitar a estigmatização associada ao país de origem.

Quatro das variantes foram classificadas pela OMS como de "preocupação", incluindo a Alfa e a Delta, enquanto outras cinco foram classificadas como "de interesse", como a Mu.

Variantes de preocupação

  • Alfa
  • Beta
  • Gama  
  • Delta

Variantes de interesse

  • Eta
  • Iota
  • Kappa
  • Mu
  • B.1.617.3 - sem nome
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto Murtinho - MS Atualizado às 09h30 - Fonte: ClimaTempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 26° Máx. 38°

Qua 38°C 27°C
Qui 39°C 27°C
Sex 40°C 28°C
Sáb 39°C 27°C
Dom 39°C 29°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete