Domingo, 17 de Outubro de 2021
20°

Poucas nuvens

Porto Murtinho - MS

Cidades ABASTECIMENTO

MS já passou por pior momento, mas Sanesul monitora situação hídrica

Diretor-presidente da Sanesul disse que companhia tem plano emergencial e descartou racionamento a curto prazo

29/09/2021 às 06h11
Por: Redação Fonte: Adriel Mattos
Compartilhe:
Diretor-presidente espera que outubro traga chuvas que afastem crise. (Foto: Adriel Mattos)
Diretor-presidente espera que outubro traga chuvas que afastem crise. (Foto: Adriel Mattos)

A crise hídrica já teve seu pior momento no Estado, na avaliação do diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Jr. “Desde o ano passado, estamos com um plano de contingenciamento hídrico, para não deixar que falte água. Identificamos 14 cidades que poderiam e devemos tomar medidas de enfrentamento”, afirmou.

Carneiro citou o exemplo de Corumbá, que no ano passado, já usou equipamentos mais sofisticados para ampliar a captação de água do Rio Paraguai. “Corumbá tem quatro bombas de captação, mas não conseguimos baixar mais. Então, usamos bombas anfíbias no meio do rio para bombear para a estação de tratamento”, explicou.

Em outras localidades, a companhia furou 31 poços desde 2020. Por enquanto, o diretor-presidente descartou um racionamento. “A fase mais crítica passou, que foram esses primeiros 15 dias de setembro. Estamos convivendo com isso desde maio, quando parou de chover. Nossa expectativa é que em outubro as águas se recomponham, mas continuamos trabalhando para não faltar água”, garantiu.

Alerta - Em junho, o governo federal emitiu alerta de emergência hídrica para Mato Grosso do Sul. Na ocasião, a Sanesul descartou falta de água, mas pediu que a população use o recurso com consciência.

“Mesmo com todos os investimentos feitos, novamente pedimos o apoio da população sul-mato-grossense para o uso racional da água para que ela não falte. Estamos em uma pandemia e a água é essencial para vida de todos. É uma situação nova e precisamos da conscientização de cada morador”, declarou Carneiro à época.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto Murtinho - MS Atualizado às 03h30 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

Seg 29°C 19°C
Ter 35°C 22°C
Qua 37°C 24°C
Qui 37°C 24°C
Sex 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete