Domingo, 17 de Outubro de 2021
20°

Poucas nuvens

Porto Murtinho - MS

Porto Murtinho PORTO MURTINHO

Índios e eletricistas "caem" na dança para celebrar energia elétrica na Aldeia Córrego do Ouro na região de Murtinho

Na cultura indígena à dança é celebrada em várias ocasiões, desde rituais sagrados, homenagens e comemorações como a de sexta-feira (08), dia em que os técnicos implantaram o sistema de geração solar no povoado

12/10/2021 às 21h18 Atualizada em 13/10/2021 às 14h02
Por: Redação Fonte: Adriano Fernandes
Compartilhe:
Reprodução Vídeo
Reprodução Vídeo

 

A chegada da energia elétrica na aldeia Córrego do Ouro, em Porto Murtinho, foi motivo de festa entre os moradores do local, e com direito a convidados para lá de especiais. Os eletricistas que fizeram a instalação do sistema de energia solar na aldeia “caíram” na dança em cerimônia de agradecimento dos índios, pela conclusão dos trabalhos.

O resultado do convite foi um vídeo para lá de divertido e espontâneo dos técnicos tentando acertar o passo enquanto eram conduzidos pelos adolescentes e crianças da tribo ao som da flauta e tambor. A cerimônia foi concluída com agradecimentos de todos os moradores e salva de palmas.

Na cultura indígena à dança é celebrada em várias ocasiões, desde rituais sagrados, homenagens e comemorações como a de sexta-feira (08), dia em que os técnicos implantaram o sistema de geração solar no povoado. O sistema promete ser um divisor de águas na vida das famílias que já convivem com a dificuldade de acesso ao que há de mais básico.

A aldeia Córrego do Ouro fica na reserva Kadiwéu a 15 quilômetros da rodovia MS-339 e a cerca 55 quilômetros da cidade mais próxima, Bodoquena, daí o motivo para tanta comemoração.

Segundo a Energisa os eletricistas que aparecem no vídeo, são funcionários de uma das empresas empreiteiras da concessionária, responsável pela execução dos serviços do Ilumina Pantanal, projeto que está justamente levando energia a cerca de 5 mil pessoas nas regiões mais afastadas do bioma.

A iniciativa também abrange os municípios de Corumbá, Ladário, Aquidauana, Coxim, Miranda e Rio Verde e tem projeção de atender a 2.167 moradias até meados de 2022. Do total das novas unidades consumidoras, 77 receberão modelo tradicional de transmissão de energia elétrica e outras 2.090 serão no sistema solar

O projeto é uma parceria do Ministério de Minas e Energia, a Aneel e o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e tem investimento de R$ 134 milhões.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto Murtinho - MS
Sobre o município
Porto Murtinho - MS Atualizado às 02h49 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

Seg 29°C 19°C
Ter 35°C 22°C
Qua 37°C 24°C
Qui 37°C 24°C
Sex 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete