Domingo, 05 de Dezembro de 2021
35°

Pancada de chuva

Porto Murtinho - MS

Cidades MATO GROSSO DO SUL

Vendaval espalha rastro de destruição em MS

Em Campo Grande 154 árvores caíram por força dos ventos; 4 mil imóveis ficam sem energia no Estado

15/10/2021 às 19h49
Por: Redação Fonte: José Roberto dos Santos
Compartilhe:
Em Aquidauana, vendaval causa prejuízos generalizados
Em Aquidauana, vendaval causa prejuízos generalizados

 

Uma tempestade de areia trazida por ventos de quase 100 quilômetros por hora deixou um rastro de destruição por todo o Mato Grosso do Sul. O temporal, que pegou todo mundo de surpresa, veio seguido de chuvas e queda de granizo em diversos bairros de Campo Grande, foi registrado em praticamente todos os municípios do Estado.

Foram 4 mil imóveis afetados pela falta de energia, causando congestionamento em todas as linhas de comunicação da Energisa, que não tem previsão de quanto tempo vai levar para regularizar o fornecimento geral. Mato Grosso do Sul já vinha desde quarta-feira sendo duramente castigado por descargas elétricas calculadas em 1,1 milhão pela concessionária de energia, além de fortes chuvas e temporais com ventos.

Em Aquidauana, vendaval causa prejuízos generalizados

Queda de árvores, de energia, redução do abastecimento de água, além de prejuízos materiais fazem parte de uma contabilidade que o Estado vai demorar para fechar. Só em Campo Grande, antes do final da tarde o balanço indicava que pelo menos 150 árvores haviam caído sobre carros, casas e nas ruas.

Sem energia, os semáforos na Capital entraram em pane e o trânsito transformou-se num caos generalizado. Só na Avenida Afonso Pena, uma das principais vias da cidade, quatro árvores interromperam o tráfego no sentido centro-bairro. Uma árvore gigantesca caiu sobre um veículo estacionado na Avenida Bandeirantes com uma jovem dentro e que aguardava a mãe sair das compras. O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para fazer o resgate.

Árvore cai sobre veículo e adolescente fica presa durante meia hora à espera de socorro

A Prefeitura de Campo Grande disponibilizou o telefone 156 para atendimento das ocorrências. Em entrevista, o prefeito Marquinhos Trad classificou a tempestade como "o pior temporal de 100 anos" na cidade.

Na Capital, os hospitais Santa Casa e El Kadri precisaram acionar geradores para não deixar pacientes sem atendimento ou tratamento. A tempestade que atingiu Campo Grande na tarde desta sexta-feira (15) provocou estragos também no drive-thru do Parque Ayrton Senna, que é um dos polos de vacinação contra a covid-19. Apesar da ventania, a imunização não foi interrompida.

Rajada de vento arranca cobertura de loja em Campo Grande

No Detran, as rajadas de vento derrubaram a cobertura do setor de vistorias do órgão. O mesmo ocorreu em uma concessionária de veículos - os ventos arrancaram a cobertura e atingiram pelo menos quatro veículos estacionados na rua.

Em Campo Grande 154 árvores foram arrancadas pelos ventos; em Dourados são cerca de 120

Pelo interior - Prejuízos semelhantes aos da Capital foram registrados nas mais diversas regiões do Estado. Em Ponta Porã, região Sul, desde o início da tarde forte vendaval destelhou casas, derrubou árvores e fachadas de lojas, colocando a cidade em alerta laranja pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O mesmo aconteceu em Dourados, cidade próxima. Só o Corpo de Bombeiros recebeu pelo menos 120 chamadas só de queda de árvores em vários pontos, levando a Prefeitura a decretar estado de emergência.

Em Corumbá, cidade do Pantanal fronteira com a Bolívia, uma chalana naufragou no Rio Paraguai com 21 pessoas, envolvendo equipes de mergulhadores e do resgate do Corpo de Bombeiros nas buscas de 7 desaparecidos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto Murtinho - MS Atualizado às 17h40 - Fonte: ClimaTempo
35°
Pancada de chuva

Mín. 25° Máx. 35°

Seg 36°C 25°C
Ter 37°C 26°C
Qua 37°C 25°C
Qui 39°C 26°C
Sex 39°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete