O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, informou através de sua conta no Twitter que a operação “Brasil*Paraguai” Nova Aliança destruiu um total de 11.600 toneladas de drogas entre 2019 e 2021.
“O Brasil apresentou ao Paraguai um plano elaborado pelo Ministério da Justiça para intensificar o combate ao crime organizado no Cone Sul”, disse o chefe de Estado.
Nesse sentido, o presidente indicou que a assinatura de um acordo de cooperação bilateral permite o desenvolvimento de estratégias no combate ao crime transnacional.
- Aliança Estratégica contra o Crime Organizado Transnacional:
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 18, 2022
- Operação brasileiro-paraguaia Nova Aliança destruiu 11,6 mil ton de drogas, de 2019 a 2021.
- 🇧🇷 apresentou no 🇵🇾 plano elaborado pelo @JusticaGovBR para intensificar o combate ao crime organizado no Cone Sul.
Por sua vez, o presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benites, foi rápido em responder à mensagem de seu colega.
“Vamos continuar fortalecendo as operações conjuntas de combate ao crime transnacional e suas estruturas financeiras. Um inimigo comum que não conhece fronteiras”, disse.
Por fim, Bolsonaro respondeu a Abdo Benites com os emojis das bandeiras do Paraguai e do Brasil e acompanhado de um aperto de mão.
Vamos a seguir fortaleciendo los operativos conjuntos del combate al crimen transnacional y sus estructuras financieras. Un enemigo común que no conoce fronteras. https://t.co/vwpPJoDOvc
— Marito Abdo (@MaritoAbdo) April 18, 2022
Sem acordo com a tarifa de Itaipu
Continua a incerteza quanto às negociações entre Paraguai e Brasil sobre a tarifa da energia produzida pela Itaipu Binacional.
O Paraguai insiste em manter o preço em US$ 22,60 kW/mês, enquanto o Brasil quer que os números caiam para US$ 18,95 kW/mês.
Até agora, não há acordo sobre o preço da taxa.
Os presidentes Mario Abdo e Jair Bolsonaro já tiveram uma reunião para discutir o assunto no dia 24 de novembro, mas não se concretizou.
Uma possível redução na tarifa da hidrelétrica beneficia mais o país vizinho, já que sua estrutura absorve 85% da produção de energia de Itaipu.
Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 20° Máx. 27°
Sol com muitas nuvens e chuva