Domingo, 29 de Maio de 2022 05:25
(67) 981719389
Porto Murtinho PORTO MURTINHO

2ª Cia Fron, Sentinela do Pantanal, celebra os 374 anos do Exército Brasileiro

O Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Foram as principais ações bélicas ocorridas no Nordeste brasileiro contra a presença dos holandeses na região.

19/04/2022 14h45 Atualizada há 1 mês
324
Por: Redação Fonte: Porto Murtinho Notícias - Toninho Ruiz
Porto Murtinho Notícias - Toninho Ruiz
Porto Murtinho Notícias - Toninho Ruiz

A unidade do Exército Brasileiro em terras pantaneiras, a 2ª Companhia de Fronteira, Sentinela do Pantanal, Companhia Soldado Simeão Fernandez sediou nesta terça-feira, 19 de abril, solenidade cívico-militar em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro em Porto Murtinho, uma das principais cidades da região pantaneira. A cerimônia foi realizada no “Pátio Soldado Simeão Fernandez” e presidida pelo comandante da 2ª Cia Fron, Tenente-coronel Marcos Luiz da Silva Del Duca. O ato marcou as celebrações dos 374 anos de existência da instituição e contou com a presença de autoridades civis, militares e familiares dos militares.

A solenidade também marca o Dia do Índio, e nessa linha o comandante solicitou a dois militares aborígenes que está servindo na companhia a saudar em suas línguas esta data do Exército, o soldado Eloi, da etnia Terena e o soldado Hoibadzawere da etnia Xavante.

Militares que se destacaram no cumprimento de suas funções no período básico de treinamento este ano foram homenageados. Entre os destaques foram os militares: Arce, Aguayo e Borges. O Praça mais distinta, em destaque foi o Soldado Leonardo Hélio Veiga de Moraes.

O comandante da unidade do Exército Brasileiro, Ten-Coronel Del Duca disse, “uma data importante que deve ser reverenciada por todo o povo brasileiro, especialmente pelo povo murtinhense, pantaneiros, que tem o Exército, um grande aliado com as comunidades onde ele exista, hoje os murtinhenses contam com apoio da nossa unidade em vários setores de apoio tanto na segurança, logísticas, saúde e Educação”, enalteceu o comandante.

Ao final da solenidade os Guerreiros do Pantanal desfilaram em continência ao seu comandante a canção do Exército que retumbou e estremeceu o chão pantaneiro desde o Pátio Soldado Simeão Fernandez.

19 de abril – Dia do Exército

O Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Foram as principais ações bélicas ocorridas no Nordeste brasileiro contra a presença dos holandeses na região.

O comandante do Exército Brasileiro, o General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, emitiu a leitura do Dia e agradeceu a todos os militares, “homens e mulheres que cumprem seus deveres”. Segundo ele, não são somente os estão na ativa hoje, mas também os militares mortos e os da reserva, que fizeram com que a instituição tenha conquistado elevado e sólido índice de confiança da sociedade brasileira”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Porto Murtinho - MS
Atualizado às 06h15 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 34°

23° Sensação
15.8 km/h Vento
49% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (31/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva