A celebração dos 112 anos e Porto Murtinho que iniciou nesta quinta-feira (13), com rodeios, shows, competições esportivas para todos os gostos não terá este ano a participação das Forças Armadas no desfile cívico que também teve a sua sua data alterada.
Porto Murtinho foi criado em 1911 e emancipado em 13 de junho de 1912, tendo como cenário principal, a exuberância do Rio Paraguai. Com mais de 100 anos, o município se destaca por ter sido palco de uma série de acontecimentos marcantes na história do nosso País, como a Guerra da Tríplice Aliança e a Revolução de Getúlio Vargas de 1932.
Todos os anos o município comemora a data especificamente em 13 de junho, com o desfile cívico e a participações das Forças Armadas, este ano o desfile sofreu duas alterações, uma delas foi a data, que passou de 13 para o dia 15 de junho.
Uma outra alteração foi o anúncio da não participação das Forças Armadas, conforme determinação do alto comando do Exército Brasileiro.
A decisão foi confirmada pelo comandante da 2ª Companhia de Fronteira, Coronel de Infantaria Dorgival das Neves Franco Junior. De acordo com o Coronel, as Forças Armadas estão prestando auxílio ao Rio Grande do Sul com efetivo, veículos e equipamentos.
O motivo dessa ausência está relacionado às enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. As Forças Armadas estão mobilizadas para prestar assistência e apoio às áreas afetadas, priorizando os esforços de ajuda humanitária e recuperação.
O desfile cívico de Porto Murtinho, que tradicionalmente conta com a presença dos militares, será realizado com a participação das demais entidades e grupos locais.