O Governo do Estado determinou o tombamento da Prefeitura Cuê e Padaria Cuê, localizadas em Porto Murtinho. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (07).
Os dois serão inscritos no Livro de Tombo Histórico, contendo coisas de interesse histórico, as obras de arte históricas e os documentos paleográficos ou bibliográficos.
Em fevereiro, o Conselho Estadual de Políticas Culturais de Mato Grosso do Sul deu parecer favorável aos processos de tombamento das duas edificações.
Conforme informações da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), o fundador da Padaria Cuê, Jaime Aníbal Barrera, comerciante uruguaio, trouxe uma arquitetura industrial da Europa e da América do Norte. A fachada é toda em tijolo cerâmico queimado, aparente, decorrentes da Revolução Industrial e retomada no século XX.
A edificação funcionava como padaria no térreo, possuía também a função de abrigar o moinho de trigo em Porto Murtinho. Ela foi concluída foi em 1928.
Em 2004 passou a ser domínio da Prefeitura de Porto Murtinho, passando a abrigar o Museu Dom Jaime Aníbal Barrera.
Fachada da Prefeitura Cuê, localizada em Porto Murtinho (Foto: Divulgação/Fundação de Cultura de MS)
Já a Prefeitura Cuê, foi construída em 1930 e está localizada de frente para o Rio Paraguai. Tem ideias do neoclássico e possui traços do colonial brasileiro.
O edifício funcionava como Centro Administrativo, que comandava o movimento fiscal do Porto. O prédio foi recuperado em 2006 e atualmente abriga a sede da Prefeitura de Porto Murtinho.
Mín. 21° Máx. 41°