Porto Murtinho foi atingido por fortes ventos que alcançaram 40 a 60 km/h nesta terça-feira, 08. A velocidade do vento deixou estragos em alguns pontos da cidade. Árvores caíram, uma delas em cima de um veículo, uma escola localizada no bairro Nossa Senhora de Caacupê teve parte das telhas levada pelo vento, a sede social do SINDIJUS de Porto Murtinho teve o muro danificado e parte das telhas arrancada com a força do vento.
Um morador do bairro Dom Pepe também teve o muro da casa danificada, não houve registro de pessoas feridas e desalojadas.
Em alerta meteorológico divulgado nesta terçafeira (8), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indicava tempestades e ventania em diversos pontos do Estado.
O alerta, de nível amarelo, já indicava tempestade com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40-60 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Porto Murtinho assim como grande parte do estado, tem sofrido muito com a estiagem
Frente fria
A aproximação de uma nova frente fria deve amenizar o calorão dos últimos dias em Mato Grosso do Sul. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo fica instável, com aumento de nebulosidade e probabilidade para chuvas mais significativas, com acumulados acima de 30 mm em 24 horas.
Contudo, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Essa situação meteorológica ocorre devido ao intenso transporte de calor e umidade, aliado a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica.
Evite acidentes
Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
Além disso, é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Quando ocorrem tempestades, a Cedesc (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) dispara SMS para os números cadastrados no 40199 avisando a população para o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações, basta cadastrar o telefone.
Mín. 19° Máx. 34°