No ano em que Mato Grosso do Sul completa 47 anos, o prefeito mais jovem e o mais velho eleito têm o tempo de existência do Estado como diferença de idade. As quase cinco décadas que separaram os dois candidatos foram determinantes para traduzir a inovação em Rio Brilhante e a experiência em Porto Murtinho.
Com 29 anos, Lucas Foroni (MDB) foi reconduzido ao cargo em Rio Brilhante e assumiu novamente o título do prefeito mais novo, que já havia ganhado em 2020 quando foi eleito pela primeira vez com 25 anos. Aos 76 anos, Nelson Cintra (PSDB) continuará à frente da Prefeitura de Porto Murtinho como o mais velho eleito nesta disputa e em janeiro assumirá seu quarto mandato no município de fronteira.
Foroni foi reeleito com folga e conquistou 83,66% dos votos válidos no último domingo (6). “Além de ter feito uma boa gestão, ser jovem passa a imagem de inovação. As pessoas já não aguentam mais a velha política, os mesmos discursos cansam”, disse.
Entre as vantagens que a idade traz a aproximação com a população é destaque para o emedebista. “Eu falo a língua dos jovens, não tenho medo de mostrar minhas vulnerabilidades, de quebrar a distância entre as pessoas. Aqui em Rio Brilhante você vai ver o prefeito de camiseta fiscalizando obras na cidade”, exemplifica. A idade também foi um trunfo em sua primeira eleição, porque segundo ele, os eleitores buscavam oxigenação.
Em Porto Murtinho, Cintra aponta que seus 76 anos simbolizaram sua experiência política. “Sou um empresário e produtor rural, uma pessoa de sucesso e esse sucesso foi um diferencial quando entrei na política. A idade não atrapalhou em nada, mostrei que dou conta de cuidar dos meus negócios e administrar a prefeitura”, afirmou.
“Pelo contrário, meus 76 anos colaboraram, as pessoas entenderam que isso representa minha experiencia e se refletiu em uma expressiva votação nas urnas”, completou. Cintra recebeu 56,40% dos votos válidos. O prefeito disse que está pronto para iniciar o quarto mandato e destacou a importância de ter uma equipe qualificada.
Mín. 19° Máx. 34°