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Ministras destacam avanços na construção da Ponte Bioceânica durante visita

A Ministra Centurión destacou o apoio político ao projeto que deve ficar pronto em 2026.

Redação
Por: Redação Fonte: Toninho Ruiz
13/11/2024 às 15h37 Atualizada em 14/11/2024 às 23h00
Ministras destacam avanços na construção da Ponte Bioceânica durante visita
Divulgação

O Projeto do Corredor Bioceânico recebeu nesta quarta-feira 13, a visita da Ministra de Obras Públicas do Paraguai, Eng. Claudia Centurión, e sua homóloga chilena, Jessica López, fiscalizaram o andamento da construção da deste trabalho estratégico que marca um marco na integração sul-americana.

Durante a visita, a Ministra Centurión destacou o apoio político ao projeto: “Há uma vontade clara por parte dos presidentes da região de gerar e apoiar obras de integração. O Corredor Bioceânico é uma grande obra que une quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile”, destacou.

A ministra chilena Jessica López enfatizou o significado histórico do projeto: “Estamos vendo um sonho tão antigo se tornar realidade para nossos países, que é unir o Oceano Atlântico ao Pacífico”. López destacou que esta ligação não só beneficiará o comércio, mas também fortalecerá os laços culturais e turísticos entre as nações. “Os portos do Chile são uma porta de entrada para o leste, oferecendo economias significativas de tempo e dinheiro para cargas provenientes desta parte da América do Sul”, acrescentou.

A estrutura, que será concluída em março de 2026, terá comprimento total de 632 metros, com vão central de 350 metros entre estacas. Os pilares, elementos centrais da ponte estaiada, atingirão 130 metros de altura.

A obra incorpora inovações em segurança e acessibilidade, incluindo estradas de 3,60 metros, acostamentos de 3 metros, ciclovia e pista de pedestres. Terá também grade anti-suicídio e capacidade para suportar o trânsito de bitrens, e umm elemento distintivo será o sistema de mastros, concebidos como portas simbólicas entre os dois países.

No que diz respeito à conectividade terrestre, já foram iniciadas as licitações do lado Carmelo Peralta, cujo acesso será de 3,8 quilômetros, enquanto do lado Porto Murtinho (Brasil) serão cerca de 13 quilômetros a serem construídos.

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