Nesta semana, servidores da área da educação receberam uma capacitação em primeiros socorros, ministrada pelo Corpo de Bombeiros, com o apoio do Conselho Comunitário de Segurança da Comarca de Murtinho. Para viabilizar a realização do treinamento, o conselho realizou a doação de dois bonecos de simulação, no valor aproximado de R$ 6 mil.
A ação foi realizada no Cine Teatro Ney Machado Mesquita e cumpre a Lei Federal 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de instituições de ensino públicas e privadas de educação básica, além de estabelecimentos de recreação infantil. O objetivo é preparar os profissionais para agir em situações de emergência, especialmente quando há necessidade de prestar os primeiros socorros. A legislação determina que esses cursos sejam oferecidos anualmente, tanto para capacitação inicial quanto para reciclagem dos profissionais já treinados.
A Lei Lucas foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, uma criança que faleceu em 2017 após se engasgar com um pedaço de salsicha de cachorro-quente durante um passeio escolar em Campinas (SP). O caso evidenciou a importância do treinamento em primeiros socorros, levando à criação da lei para garantir mais segurança nas instituições de ensino.