Uma cerimônia militar foi realizada nesta segunda-feira (10) nas dependências da Agência Fluvial de Porto Murtinho, unidade da Marinha do Brasil, em alusão ao Dia da Marinha, oficialmente comemorado em 11 de junho. A celebração foi antecipada e reuniu autoridades civis e militares do município.
A cerimônia foi conduzida pelo atual comandante da Agência Fluvial, Capitão-Tenente (AA) Clayton Batista Silva da Rosa e contou com a presença de diversas autoridades.
O Dia da Marinha rememora a histórica vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida há 160 anos, durante a Guerra da Tríplice Aliança. A data homenageia os atos de bravura dos heróis do passado, sob o comando do Almirante Barroso, símbolo da coragem e da força naval brasileira.
Além da data comemorativa nacional, o município celebrou os 106 anos de instalação da Marinha do Brasil em Porto Murtinho. A Agência Fluvial foi criada em 12 de março de 1919 e, desde então, exerce papel fundamental na região, contribuindo para a orientação, coordenação e controle das atividades da Marinha Mercante e organizações correlatas.
A unidade atua na defesa nacional, salvaguarda da vida humana, segurança da navegação nas hidrovias interiores e prevenção da poluição hídrica causada por embarcações, plataformas e suas instalações de apoio. A Agência Fluvial de Murtinho é subordinada à Capitania Fluvial do Pantanal e opera sob supervisão técnica da Diretoria de Portos e Costas.
Durante a solenidade, militares receberam condecorações, certificados de mérito e promoções em reconhecimento aos serviços prestados. Também foi apresentada uma nova viatura, que auxiliará nas missões da Marinha do Brasil no Estado de Mato Grosso do Sul, ampliando a mobilidade e a eficiência da unidade.
Ao final da cerimônia, o comandante Clayton Batista Silva da Rosa agradeceu a presença de todos e destacou a importância da data: “Este é um momento de celebração e de honra aos que dedicam suas vidas à proteção das nossas águas e da nossa soberania. Agradeço a todos que estiveram presentes nesse ato tão significativo para a Marinha e para a nossa comunidade.”