Porto Murtinho comemora 113 anos de emancipação nesta sexta-feira (13), o município sul-mato-grossense tem ganhado visibilidade, nos últimos meses, por seu papel na Rota Bioceânica, mas carrega uma longa história muito antes disso. O município está sob governo de Nelson Cintra Ribeiro (PSDB), eleito em 2024 pela 4ª vez.
A cidade foi fundada em 13 de junho de 1912, e seu nome é em homenagem ao político Joaquim Murtinho. O município foi palco de acontecimentos históricos, como a Guerra da Tríplice Aliança e a Revolução de Getúlio Vargas.
Segundo o Censo do IBGE de 2022, Porto Murtinho tem um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 27.314,06 e IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,666. O município tem pouco mais de 12 mil habitantes e faz fronteira com o Paraguai, sendo conhecido pelas belezas naturais da região do Pantanal.
Porto Murtinho exerce um papel importante para Mato Grosso do Sul no ramo das exportações e movimenta de forma intensa a economia do Estado via portuários no Rio Paraguai.
Só no primeiro trimestre de 2025, Mato Grosso do Sul movimentou cerca de R$ 1,8 milhão de toneladas através dos terminais hidroviários. Minério e ferro foram os produtos mais exportados pelas transportadoras.
A Prefeitura de Porto Murtinho preparou uma programação especial para comemorar a data.
A abertura oficial das comemorações começa nesta quinta-feira (12), com Rodeio da Rota, com apresentação de artistas nacionais e entrada gratuita.