Quinta, 28 de Maio de 2020 23:11
(67) 996972768
Porto Murtinho PORTO MURTINHO

Duas pessoas infectadas pelo Coronavírus estiveram em Porto Murtinho em velório de professora e filhos mortos em acidente

O homem foi diagnosticado com coronavírus e estava em quarentena há 17 dias em Guia Lopes da Laguna e esteve no velório, a outra pessoa recebeu o resultado positivo do exame já em Porto Murtinho.

22/05/2020 18h35 Atualizada há 5 dias
5.494
Por: Redacao Fonte: Edicarlos Oliveira/Alto Paraguai FM/ Porto Murtinho Notícias
Arquivo (Porto Murtinho Notícias )
Arquivo (Porto Murtinho Notícias )

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou dois casos positivos em Porto Murtinho.

Conforme o secretário, um homem que testou positivo para covid-19 e outra que aguardava resultado de exame estiveram presentes do velório da professora Nilda Torales, que faleceu junto aos dois filhos em um acidente na manhã desta quinta-feira (21) na rodovia 262, próximo a Três Lagoas.

O homem foi diagnosticado com coronavírus e estava em quarentena há 17 dias em Guia Lopes da Laguna, a outra pessoa recebeu o resultado positivo do exame já em Porto Murtinho.

Após a informação da presença dessas pessoas no velório, uma equipe da secretaria de saúde foi ao local onde e alertou a todos da real situação. O secretário informou que uma equipe da saúde está nas ruas em busca de todos que estiveram no velório com o objetivo de informá-los sobre o ocorrido, e ao mesmo tempo coloca-los em quarentena. “40% dos que estiveram no velório já foram localizados pela equipe, cerca de 50 pessoas foram se despedir da professora e seus filhos. Alguns já estão fazendo o teste rápido e outros serão colocados em quarentena”. O secretário confirmou também que as duas pessoas já retornaram para Guia Lopes da Laguna.

Protocolo do Ministério da Saúde

De acordo com o protocolo do ministério da Saúde, os falecidos devido à COVID-19 podem ser enterrados ou cremados, mas os velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos da doença, que juntem muitas pessoas em um ambiente fechado, não são recomendados. Neste caso, o risco de transmissão também está associado ao contato entre familiares e amigos.

Por isso, a cerimônia de sepultamento deve ocorrer em lugares ventilados e, de preferência, abertos. Além disso, a recomendação é que contem com no máximo 10 pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre elas, bem como outras medidas de isolamento social e de etiqueta respiratória. Essa recomendação deverá ser observada durante os períodos com indicação de isolamento social ou quarentena pelo gestor local ou federal.

Durante todo o velório o caixão deve permanecer fechado para evitar qualquer contato com o corpo. O protocolo recomenda ainda que seja evitada a permanência de pessoas que pertençam ao grupo de risco: idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos. Além disso a presença de pessoas com sintomas respiratórios também deve ser evitada como, por exemplo, febre e tosse.

Ouça a entrevista do Secretário de Saúde.

Informações atualizadas às 21hs

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Porto Murtinho - MS
Atualizado às 00h10 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 30°

16° Sensação
0 km/h Vento
72% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Sábado (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio