Sexta, 10 de Julho de 2020 07:33
(67) 996972768
Paraguai PARAGUAI

No Paraguai, doze pessoas que tiveram contato com um oficial militar infectado testaram positivo para o Covid-19

O diretor da IX Região Sanitária, Dr. Osmar Galeano, mencionou que das 44 pessoas que completam o isolamento total em San Roque González de Santacruz, Paraguarí, foram processadas 17 amostras, das quais 12 foram positivas para o Covid-19.

30/05/2020 20h36 Atualizada há 1 mês
295
Por: Redacao Fonte: HOY
Doze pessoas que tiveram contato com os militares infectados também tiveram resultados positivos para o Covid-19. Foto: ilustrativa. CDE Hot.
Doze pessoas que tiveram contato com os militares infectados também tiveram resultados positivos para o Covid-19. Foto: ilustrativa. CDE Hot.

A Comissão de Emergência da cidade de San Roque no Paraguai decidiu declarar quarentena total, após um grupo de 44 pessoas manterem contato com um militar que testou positivo para o coronavírus dias atrás. O grupo de 44 pessoas fizeram o isolamento social. Das 44 pessoas, foram processadas 17 amostras, das quais 12 foram positivas para o Covid-19.

Segundo o jornal HOJE, o homem se mudou para a cidade de San Roque González de Santa Cruz, departamento de Paraguarí, para se encontrar com familiares e amigos. Ele também teria ido a um supermercado, vinícola e um velório.

Com os resultados, o diretor indicou que fosse feito um mapeamento epidemiológico porque uma das pessoas com os sintomas estava na cidade de Villeta.

“Um dos contatos tem parentes em Villeta e o outro não tinha permissão para entrar. Começamos com o mapeamento epidemiológico de acordo com os contatos do caso positivo. Antecipamos os eventos, fizemos a jornada de antecipação já que passavam de 8 a 9 dias”, afirmou o Dr. Osmar Galeano, em contato com HOJE.

Galeano acrescentou que, através de uma denúncia anônima feita na terça-feira, 26 de maio, à noite, eles foram capazes de agir sobre o assunto e, assim, tentar evitar contágio em massa.

Ele também indicou que as pessoas fossem transferidas para o albergue para cumprir a quarentena obrigatória. No vários deles moram sozinhos e poderão cumprir o isolamento em suas casas e também são pacientes assintomáticos, disse o especialista.

“O diretor especificou que, na quarta-feira passada, eles tiraram 17 amostras e pertenciam a pessoas que tiveram contato com os militares infectados e foram enviados na quinta-feira “, na quinta-feira fizemos 6 testes e ontem outros 21 foram enviados ao Laboratório Central nesta manhã", disse ele.

Ao mesmo tempo, ele informou que todo o pessoal médico do centro de saúde de San Roque será atendido para descartar qualquer eventualidade relacionada ao vírus.

Por fim, o diretor pediu calma e pediu para que todos cumpram as medidas sanitárias, como lavagem e desinfecção adequada das mãos, uso de máscaras para evitar contágio em massa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.