Terça, 04 de Agosto de 2020 19:51
(67) 996972768
Cidades PEDRO GOMES MS

Pedro Gomes confirma o 1º caso e, agora, só 2 cidades de MS não têm registros de coronavírus

Soldado do Exército testou positivo e seguiu para isolamento domiciliar em Pedro Gomes; apenas Figueirão segue sem registros da Covid-19

24/07/2020 20h52
96
Por: Redacao Fonte: Humberto Marques
Vista aérea de Pedro Gomes; prefeitura confirmou o 1º caso de coronavírus. (Foto: Reprodução)
Vista aérea de Pedro Gomes; prefeitura confirmou o 1º caso de coronavírus. (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Pedro Gomes –a 307 km de Campo Grande– confirmou nesta sexta-feira (24) o primeiro caso positivo de coronavírus no município, até então uma das três únicas cidades sem registros de Covid-19 (as outras são Figueirão e Japorã, ainda sem confirmações). O paciente é um soldado do Exército, que já foi colocado em isolamento domiciliar. O caso ainda será inserido nas estatísticas estaduais.

A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, em nota assinada pela titular da pasta, Sandra Teresa Bedin Garcia. Por volta das 15h de quinta-feira (23), a Coordenação de Vigilância Sanitária de Coxim informou que um soldado do 470º Batalhão de Infantaria, morador de Pedro Gomes, testou positivo para o Sars-Cov-2 (Covid-19), sendo liberado para cumprir o isolamento domiciliar e tratamento na cidade de origem.

“Mediante essa informação, a equipe de coordenação de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Pedro Gomes imediatamente foi até a residência do mesmo, onde foram passadas todas as orientações quanto as medidas de isolamento/tratamento e demais protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde”, destacou a nota.

Tanto o soldado quanto um contato próximo foram colocados em isolamento domiciliar, sendo acompanhados e monitorados pela equipe da secretaria –que reforçou recomendação para que a população siga as medias de controle e prevenção, recomendações e restrições para evitar o contágio pelo coronavírus (isolamento social, evitar aglomerações, usar máscaras, higienizar as mãos, não compartilhar tereré ou narguilé, evitar contato físico e respeitar o toque de recolher).

A titular da secretaria ainda destacou que o volume de casos no Estado (que passou de 20 mil infectados e já tem 285 óbitos) e na região norte tem aumentado exponencialmente, “causando enorme preocupação, sendo necessário todos nós redobrarmos os cuidados”.

Pedro Gomes já vinha adotando medidas como toque de recolher e controle em barreiras sanitárias nas duas entradas da cidade. Tal fato fez com que o município evitasse apresentar casos positivos de Covid-19 mesmo com o aparecimento da doença nas cidades vizinhas. Em maio, um suposto óbito por coronavírus foi investigado, mas os testes deram negativo.

Agora, apenas Figueirão –também no norte do Estado– e Japorã, no extremo sul, seguem sem registros de casos positivos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.