Quarta, 21 de Outubro de 2020 08:33
(67) 996972768
Cidades BONITO MS

Lideranças indígenas voltam a pedir exoneração de coordenação da Funai de Bonito

Novo nomeado do programa, não teria CNH, um dos critérios essencial para indígenas para o cargo

24/09/2020 19h21
79
Por: Redacao Fonte: Karina Campos
(Foto: Ilustrativa/Arquivo)
(Foto: Ilustrativa/Arquivo)

Lideranças indígenas Kadiwéu da região de Porto Murtinho enviaram, nesta quinta-feira (24), um novo pedido de exoneração do coordenador da CTL- Funai (Coordenação Técnica Local da Fundação Nacional do Índio), em Bonito, a 295 quilômetros de Campo Grande, para representante de Brasília.

De acordo com um dos líderes, que preferiu não se identificar, desde março deste ano as comunidades não estão satisfeitas com o desempenho e dos recursos repassados para o cargo coordenado por Fábio Lemes, nomeado pelo Coordenador Regional da Funai, José Magalhães Filho.

“Nós encaminhamos o documento diretamente para a Funai de Brasília, pois há cerca de 6 meses estamos tentando atribuir o cargo ao um representante mais competente, que seja nomeado por eles mesmos”, disse.

Ainda segundo o indígena, a sede do local foi fechada, na tarde de hoje, para pedir a urgência na exoneração do cargo.

 “Nós preferimos fechar, chamar a polícia e enviar a documentação. O coordenador não tem CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o carro da Funai fica parado, e não consegue visitar as comunidades e nem distribuir os recursos. Não é uma perseguição, mas ele não tem conhecimentos técnicos para o cargo”, explicou.

No início de março, foi publicada a exoneração no DOU (Diário Oficial da União) dos terenas Miguel Jordão, de Bonito, e Valmir Cabrocha Brites Rocha.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Funai Nacional, mas não obteve retorno até a publicação deste material.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Porto Murtinho - MS
Atualizado às 09h28 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 33°

29° Sensação
11.8 km/h Vento
55.9% Umidade do ar
90% (14mm) Chance de chuva
Amanhã (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 26° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.