Dois aviões foram encontrados em pistas clandestinas na área rural do município de San Carlos del Apa, no Departamento (equivalente a Estado) de Concepción, no Paraguai. A apreensão ocorreu no dia 2 deste mês, mas só hoje (5) foi informada pelas autoridades paraguaias.
O local fica a poucos quilômetros do território-sul-mato-grossense, na região da fronteira entre os municípios de Caracol e Porto Murtinho, ao lado do Rio Apa. A principal suspeita é que as aeronaves pertençam a quadrilhas de traficantes de drogas.
Os aviões foram localizados em operação integrada da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), FTC (Força-Tarefa Conjunta), Ministério Público e Força Aérea paraguaia.
Conforme a Senad, durante sobrevoos nos arredores de San Carlos del Apa, as equipes localizaram em uma pista clandestina o avião Cessna U206, branco com faixas vermelhas e azuis e sem matrícula visível.
Perto dali os agentes encontraram a outra aeronave Cessna, modelo Centurión, branco com faixas cinza e bordô, também sem matrícula visível.
As aeronaves foram periciadas por técnicos da Dinac, órgão paraguaio equivalente à Anac no Brasil. Micropartículas foram coletadas e vão passar por exame para comprovar o uso dos aviões para transporte de cocaína.
Mín. 24° Máx. 29°
Mín. 24° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 24° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.