Quarta, 21 de Outubro de 2020 08:55
(67) 996972768
Porto Murtinho PORTO MURTINHO

Mais preocupante em MS, seca do Rio Paraguai em Porto Murtinho ainda deve piorar

Segundo boletim, a vazante do principal rio do Pantanal deve se acentuar nos próximos 28 dias

10/10/2020 09h01 Atualizada há 2 semanas
474
Por: Redacao Fonte: Aline dos Santos
Bancos de areia surgem no leito do Rio Paraguai em Porto Murtinho. (Foto: Toninho Ruiz)
Bancos de areia surgem no leito do Rio Paraguai em Porto Murtinho. (Foto: Toninho Ruiz)

Novo boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil mostra que a situação do Rio Paraguai em Mato Grosso do Sul é mais preocupante do que no Mato Grosso, Estados por onde correm suas águas em território brasileiro. O principal rio do Pantanal enfrenta seca histórica neste mesmo ano em que o ecossistema é devorado por incêndios.

A vazante em MS deve se acentuar nos próximos 28 dias. “Tal prognóstico, leva em consideração o fato de que o rio Paraguai nesse trecho, apresenta uma resposta lenta em comparação ao que ocorre no Estado do Mato Grosso. No MS, mesmo que o início da estação chuvosa ocorra ainda na segunda quinzena de outubro, o rio levará um tempo maior para recuperar os níveis na região”, informa o boletim.

Conforme o informativo, a situação no Mato Grosso também é de mínimas históricas, sem previsão de retorno aos patamares normais. Mas em Corumbá e Ladário, municípios vizinhos, a previsão é que o Rio Paraguai continue seu processo de regressão e possa chegar até a cota mínima de -68 centímetros daqui a cerca de quatro semanas, caso o rio mantenha o ritmo atual de vazante.

A medição é feita na régua instalada na Marinha de Ladário. Ontem, o nível do rio estava em -18 cm. Na mesma data, mas no ano passado, a marcação era de 2,04 metros.

Em Porto Murtinho, a cota mínima prevista é de 1,13m. Na sexta-feira, o rio estava com 1,17m, onde normalmente registra 4,10m.

Nas próximas duas semanas, o modelo meteorológico continua com cenário de pouca chuva. “No bioma Pantanal, foram estimados acumulados de chuvas de 2,6 mm em 7 dias. As previsões de níveis indicam continuidade da vazante dos rios, que em Ladário tem ocorrido a uma média de 13 cm por semana”, afirma o pesquisador Marcus Suassuna.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Porto Murtinho - MS
Atualizado às 09h48 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 33°

28° Sensação
11.2 km/h Vento
50.7% Umidade do ar
90% (14mm) Chance de chuva
Amanhã (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 26° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.