Terça, 27 de Outubro de 2020 05:41
(67) 996972768
Porto Murtinho PORTO MURTINHO

Em duas semanas, TRE-MS já recebeu 04 denúncias de propaganda irregular em Porto Murtinho

Denúncias foram feitas por aplicativo em 27 cidades do Estado, com 43 ocorrências na Capital

10/10/2020 09h08 Atualizada há 2 semanas
180
Por: Redacao Fonte: Leonardo Rocha
Porto Murtinho Notícias
Porto Murtinho Notícias

Com duas semanas de campanha eleitoral, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul recebeu 129 denúncias de propaganda irregular dos candidatos a prefeito e vereador. Todas estas queixas estão sendo analisadas e se tiverem fundamento podem trazer punições aos políticos.

Na eleição deste ano as denúncias de programa eleitoral podem ser feitas pelo aplicativo “Pardal”, que se trata do sistema disponibilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para avaliar estas infrações. Ele já está funcionando desde o dia 27 de setembro, quando começou a campanha.

Em Mato Grosso do Sul, foram 128 denúncias de propaganda irregular e mais uma direcionada (propaganda) às redes sociais. Ao todo as reclamações foram feitas em 27 cidades do Estado, tendo Campo Grande com mais ocorrências, chegando a 43.

Depois aparece a cidade de Douradina, com 15 denúncias, seguido por Dourados (11), Bonito (7), Jaraguari (6), Corumbá (6), Ponta Porã (5), Água Clara (4), Terenos (4), Porto Murtinho (4), Aquidauana (3), entre outros. (Confira a lista completa).

Aplicativo – A intenção de disponibilizar o aplicativo é para que os eleitores possam denunciar irregularidades (candidatos) e assim contribuir para apuração da Justiça Eleitoral, assim como Ministério Público.  O cidadão poderá enviar uma foto e relatório sobre a infração que presenciou.

Se houver denúncias sobre outras irregularidades, como “compra de votos”, ou doações e atitudes proibidas na campanha, pode fazer este relato diretamente ao Ministério Púbico Eleitoral, por meio do site da instituição. Já pelo aplicativo “Pardal”, o cidadão ainda pode acompanhar a continuidade do processo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.