Terça, 24 de Novembro de 2020 05:53
(67) 98171-9389
Cidades ELEIÇÕES 2020

Eleitores têm 60 dias após eleições para justificar ausência nas urnas

Prazo para justificativas de ausência no primeiro turno vence em 14 de janeiro de 2021

15/11/2020 17h17
90
Por: Redacao Fonte: Guilherme Cavalcante
Aplicativo e-titulo, do TSE | Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil
Aplicativo e-titulo, do TSE | Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil

Eleitores que não conseguiram comparecer à sessão eleitoral e registrar voto para prefeito e vereador nestas eleições de 2020 terão prazo de 60 dias para justificar a ausência nas urnas. As justificativas já podem ser feitas tanto presencialmente como pela internet, por meio de preenchimento de formulário. O prazo para justificativas referentes ao 1º turno termina em 14 de janeiro de 2021. No caso de um eventual segundo turno, a – até 28 de janeiro de 2021.

A maneira mais fácil de registrar a justificativa é pelo aplicativo e-Titulo, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que pode ser baixado no celular. Para isso, basta abrir o aplicativo, acessar a seção “mais opções” e, em seguida, “justificativa de ausência”. Todavia, usuários relatam instabilidade no aplicativo – motivado pelo alto número de acessos neste domingo (15).

A outra possibilidade é pelo Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição), no cartório ou nas sessões eleitorais. O documento também pode ser baixado pela internet, diretamente do site do TSE. Este documento deverá ser entregue em qualquer zona eleitoral, ou enviado pela via postal ao juiz da zona eleitoral na qual o eleitor for inscrito, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.