Sábado, 16 de Janeiro de 2021 13:42
(67) 981719389
Saúde ALERTA

Secretária da SES recomenda evitar roda de tereré por 15 dias contra Covid-19

A secretária adjunta de Saúde também disse para evitar churrasco com amigos por enquanto

27/11/2020 22h37
257
Por: Redacao Fonte: Mariane Chianezi e Gabriel Maymone
Mariane Chianezi e Gabriel Maymone
Mariane Chianezi e Gabriel Maymone

Com mais de 95 mil casos e 1,7 mil mortos pela Covid-19, o novo coronavírus, novas recomendações e restrições foram feitas à população de Mato Grosso do Sul. Com a nova crescente de casos, a secretária-adjunta da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Christinne Maymone pediu que os moradores evitem roda de tereré com os amigos por pelo menos 15 dias.

Em postagem feita em sua rede social, a secretária pontuou o levantamento da 47ª semana epidemiológica do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), no qual mostrou o aumento no grau de risco da doença em 31 municípios. 

“É importante que a população nesse momento, entenda a necessidade o uso da máscara, do uso do álcool em gel e não estar presente em aglomerações, mesmo que seja churrasco em família, roda de tereré. Precisamos de 15 dias para poder conter o avanço dessa doença que está com a transmissão muito rápida”, disse.

A secretária também citou que o Governo do Estado encaminhou novas recomendações aos prefeitos das cidades com validade até o dia 5 dezembro. Mais cedo, a SES explicou que a iniciativa de trocar as bandeiras antes do fim da quinzena se deve ao expressivo aumento de casos nos municípios na faixa vermelha.

Além dos 31 municípios que pioraram o grau de risco, 38 mantiveram e 10 municípios melhoraram. A situação do mapa é divulgado aqui.

Internações dobraram

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Côrrea Riedel, a situação é preocupante e requer atenção redobrada.

”Mais uma vez pedimos à população que não se aglomere e que observe as medidas de biossegurança para não sobrecarregarmos nosso sistema de saúde e, principalmente, comprometer a vida das pessoas. Infelizmente a pandemia está novamente em crescimento no nosso Estado e precisamos concentrar esforços neste combate”, enfatizou.

“Há 16 dias tínhamos 206 pessoas internadas pela doença e hoje temos 406, praticamente o dobro. Estamos voltando ao mesmo patamar de quando a doença exigiu de todos nós um grande esforço para conter a doença”, alertou também o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, na live desta sexta-feira (27) de atualização dos dados do Covid-19 no Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.