A um mês para o retorno das aulas nas escolas de Mato Grosso do Sul, o cenário ainda não permite que as secretarias de educação afirmem se haverá a volta dos alunos para sala de aula no modo presencial. Porém, tanto as unidades municipais quanto estaduais já aprovaram um plano de biossegurança para evitar a transmissão de coronavírus.
O período para pré-matricula ainda está em andamento em todas as escolas. Na REE (Rede Estadual de Educação), são disponibilizadas 215 mil vagas, o calendário escolar deve ser divulgado no dia 5 de fevereiro e retorno as aulas no dia 1° de março.
O plano de biossegurança contem 63 novas normas para estudantes, professores, diretores e demais funcionários das unidades estaduais. Dentre as mais ‘diferentes’ da antiga rotina está:
Nos espaços, devem ser implantados equipamentos de higienização com álcool em gel 70%. Confira outras regras clicando aqui.
Na Reme (Rede Municipal de Educação), o processo de matrícula também está em andamento, mas conta com 08.839 alunos, 7.441 profissionais da educação e 5.174 servidores administrativos. O retorno das aulas está previsto para o dia 8 de fevereiro.
Conforme o protocolo do município, na primeira semana, por exemplo, retornarão os alunos dos últimos anos, de forma gradual. Os alunos do grupo de risco, as práticas pedagógicas ainda serão oferecidas no formato remoto.
Confira alguns novas regras nas escolas municipais:
Veja as demais regras clicando aqui.
Ambos planos de biossegurança anexaram o foco no acolhimento e acompanhamento emocional após um ano longe da sala de aula de dos amigos. Um protocolo de Saúde Emocional estará sendo desenvolvidos nas escolas durante o retorno das aulas.
Mín. 25° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 27°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 21° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.