Terça, 09 de Março de 2021 04:05
(67) 981719389
Paraguai PARAGUAI

Chuva intensa inunda casas de 5.000 famílias em Conceição no Paraguai

O prefeito interino de Conceição, Javier Vergara, disse que cerca de 5 mil famílias foram afetadas pelo acúmulo de água ocorrido após as chuvas incessantes. A Direção de Meteorologia informou que na zona choveu quatro vezes mais do que em todo o país

17/01/2021 12h25 Atualizada há 2 meses
1.102
Por: Redacao Fonte: UH
Porto Murtinho Notícias
Porto Murtinho Notícias

Imagens de centenas de casas submersas do assentamento Aquino-cuê circularam nas redes sociais, criadas em terreno do Governo de Concepción localizado no setor inferior, próximo ao km 6 da rota PY05 Bernardino Caballero.

Eles estão alagados e isolados por causa das chuvas que vêm caindo desde a madrugada deste domingo. De acordo com um relatório de precipitação da Direção de Meteorologia e Hidrologia, às 10h20, choveu 189,3 milímetros de água.

No restante do país, os sensores remotos de meteorologia registraram em média 25 a 50 milímetros de chuva.

O prefeito interino de Conceição, Javier Vergara, disse que as chuvas na região não pararam desde as 14h deste dia e que cinco bairros estão alagados devido ao acúmulo de água. Sobre este ponto, ele informou que cerca de 5.000 famílias já foram afetadas.

A prefeitura está trabalhando com o apoio do Governo de Conceição para transferir os moradores afetados para o Centro Esportivo Municipal.

A situação também já foi comunicada às autoridades nacionais e, principalmente, ao Secretariado Nacional de Emergências (SEN) para assistência às vítimas.

Segundo o chefe do executivo, é um fenômeno natural que ultrapassou a capacidade do governo local, e que a última vez que foi registrado nessas dimensões foi em 1983.

Vergara explicou que não é um problema com as bombas de esgoto e garantiu que estão funcionando normalmente. “As comportas estão abertas, só que não abastecem normalmente isso é feito para uma melhor drenagem com o apoio da motobomba. Só uma é que não está funcionando”, acrescentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.