O Ministério Público Eleitoral ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra os candidatos eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito nas eleições municipais de 2024. Assim, pediu a cassação de Dr. Leandro Fedossi (PSDB) e Arion Aislan (PL).
Segundo a ação, os investigados, que ainda não foram diplomados, são acusados de irregularidades graves na campanha eleitoral.
Ainda conforme a denúncia, a chapa utilizou indevidamente veículos de comunicação de grande alcance e plataformas digitais para promover a candidatura de seus integrantes e prejudicar adversários.
As investigações apontam que esses meios foram usados para disseminar desinformação contra outros candidatos e exaltar a imagem dos investigados, comprometendo a lisura do processo eleitoral.
As investigações a respeito do uso indevido de canais de comunicação para espalhar fake news tiveram início com a “Operação Fake Fire”, que investiga a disseminação de fake news, violência política de gênero e outros atos ilícitos durante o período eleitoral na região. O MP pede, ainda, a inelegibilidade por 8 anos para os candidatos, além de penalidades semelhantes para os responsáveis pelos veículos de comunicação envolvidos.
A ação foi protocolada na 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina, onde será analisada e julgada. A decisão poderá impactar diretamente a posse dos eleitos, prevista para o início de 2025.
Dono de página no Instagram sobre Nova Andradina acabou com tornozeleira após mandado de monitoramento eletrônico. ‘Pagodinho’, como é conhecido, foi um dos alvos da “Operação Fake Fire” contra fake news no período das Eleições de 2024.
Além da instalação da tornozeleira eletrônica, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão. Portanto, realizaram buscas em dois locais em Nova Andradina.
Foram apreendidos R$ 5.409,00 em espécie, um aparelho celular e dispositivos de armazenamento. Agora com monitoramento, ‘Pagodinho’ deverá seguir algumas regras, como a proibição de se ausentar da comarca sem autorização judicial.
A operação foi deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e pela Promotoria Eleitoral de Nova Andradina. Juntos, cumpriram mandados de busca e apreensão e de medidas cautelares.
A página do Instagram, pertencente ao “Pagodinho”, contém publicações positivas sobre o candidato do PSDB e do PL à Prefeitura de Nova Andradina, além de posts de acusações contra concorrentes do tucano na corrida eleitoral.
Após diversas publicações, internautas que acompanhavam a página começaram a questionar o dono da página. “Pagodinho não era imparcial?”, diz um dos comentários em vídeo positivo sobre o candidato tucano.
Procurados pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax, prefeito e vice-prefeito eleitos em Nova Andradina ainda não se posicionaram a respeito da denúncia do Ministério Público Eleitoral.
O espaço segue aberto para esclarecimentos de ambos acerca das investigações.